3a. Embaixadores da Floresta | 1ª Ed | SETEMBRO

Esta edição dos Embaixadores da Floresta decorreu nos dias 17 e 24 de Setembro de 2011.
Foram nomeados 23 Embaixadores da Floresta
As imagens desta edição aqui
Veja em baixo qual foi o programa.
-------
17 de Setembro | Parque de Avioso, Maia
9h00 – A história e caracterização da floresta portuguesa e do sector florestal (Jorge Cunha, Forestis – Associação Florestal Nacional)
10h15 – Provas comentadas de produtos da floresta (Sandra Pinto, AFVS - Associação Florestal do Vale do Sousa)
11h00 – Importância ambiental, económica e social da floresta. Papel na mitigação das alterações climáticas (Paulo Magalhães, Condomínio da Terra/Quercus)
13h00 – Almoço 
14h30 – Percurso com identificação de espécies de árvores e arbustos autóctones (Artur Branco, Câmara Municipal da Maia)
16h00 – Apresentação do projecto “100.000 árvores autóctones na AMP” (Marta Pinto, Universidade Católica Portuguesa)

Algumas notas práticas para este dia


Onde vai decorrer o curso? O curso vai ser ao ar livre numa tenda instalada para o efeito próximo da entrada do Parque de Avioso. Traga um casaco e/ou impermeável, bem como roupa e calçado confortáveis.

Onde vai ser o ponto de encontro? O local de encontro é o Parque de Avioso às 8h45. Veja o local no
Googlemaps.
Para as pessoas que saem do Porto e que precisam ou podem oferecer boleia o local de encontro é a Escola Superior de Biotecnologia (ESB). Saída da ESB às 8h15. Morada: Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/n | 4200-072 Porto
POR FAVOR INFORME-NOS SE VIER ENCONTRAR-SE CONNOSCO NA ESB: envie-nos um e-mail para porto.cre@gmail.com com o assunto EF_dou boleia ou EF_preciso boleia e o seu nome.

Como chegar ao Parque de Avioso? O Parque fica na Freguesia de S. Pedro de Avioso. A entrada é feita pela Rua Central da Carriça. Veja o local no
Googlemaps.

Como será o almoço? O almoço é livre. Uma opção é levar uma merenda para um piquenique no parque. Nota: nesse dia, excepcionalmente, o bar/restaurante do Parque está fechado.

A que horas termina o curso? Está planeado que os trabalhos terminem às 17h00.


24 de Setembro | Centro Interpretativo do Monte Padrão, Santo Tirso
9h00 – Elaboração de pão de bolota (Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)
10h00 – Papel do cidadão na defesa da floresta: gestão (passagem da propriedade florestal aos herdeiros), protecção (DFCI, NMP) e desenvolvimento sustentável (certificação florestal). (Sónia Marques, ASVA; Célia Fonte, Câmara Municipal de Santo Tirso; Manuel Gil, Proprietário Florestal)
11h30 – Café e pão de bolota
12h00 – Visita à área a reflorestar no âmbito do projecto “100.000 árvores autóctones na AMP” (Sónia Marques, ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave; Célia Fonte, Câmara Municipal de Santo Tirso) e debate sobre as ameaças à floresta (Manuel Rainha, AFN - Autoridade Florestal Nacional)
12h30 – Almoço
14h00 – Explicação e demonstração de (1) Recolha de sementes, propagação, repicagem de espécies autóctones; (2) Plantação de folhosas autóctones e sua condução. (FAPAS – Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens)

Algumas notas práticas para este dia

Onde vai decorrer o curso? O curso vai decorrer no Centro Interpretativo do Castro do Monte Padrão, com vários momentos ao ar livre e trabalhos de campo. Traga um casaco e/ou impermeável, bem como roupa e calçado confortáveis.

Onde vai ser o ponto de encontro? O local de encontro é o Centro Interpretativo do Castro do Monte Padrão às 8h45. Veja o local no Googlemaps. descarregue o MAPA
Para as pessoas que saem do Porto e que precisam ou podem oferecer boleia o local de encontro é a Escola Superior de Biotecnologia (ESB). Saída da ESB às 8h00. Morada: Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/n | 4200-072 Porto

POR FAVOR INFORME-NOS SE VIER ENCONTRAR-SE CONNOSCO NA ESB: envie-nos um e-mail para porto.cre@gmail.com com o assunto EF_dou boleia ou EF_preciso boleia e o seu nome.

Como chegar ao Centro Interpretativo do Castro do Monte Padrão? O Parque fica na Freguesia de Monte Córdova (Santo Tirso). A entrada é feita pela Rua do Castro de Monte Padrão (é um entroncamento junto ao cemitério Paroquial de Monte Córdova e da Igreja). Veja o local no Googlemaps.

Como será o almoço? O almoço é livre. Algumas opções: 1. Levar uma merenda para um piquenique no local; 2. Almoço em restaurante (Restaurante Zona Verde, junto à Igreja de Monte Córdova).

A que horas termina o curso? Está planeado que os trabalhos terminem às 17h00.

ESTE PROGRAMA ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES. POR FAVOR CONSULTE O PROGRAMA MAIS ACTUAL NA VÉSPERA DOS DIAS NOS QUAIS DECORRE O CURSO